Titulo: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intríseca
"E então, de repente, estávamos nos beijando. Minha mão largou o carrinho do oxigênio, segurou o pescoço do Gus, enquanto ele me puxou para cima pela cintura, me deixando na ponta dos pés."
O livro de John Green trata-se de um romance entre adolescentes com câncer. É narrado do ponto de vista de Hazel, uma adolescente em fase terminal que necessita carregar um cilindro de oxigênio que lhe ajuda respirar. O garoto por quem se apaixona, Augustus, é um rapaz carismático de dezessete anos que perdeu uma perna por causa para o osteosarcoma.
Outros personagens também ganham destaque e carinho do leitor, mas todos estão ligados ao câncer de alguma forma. A princípio é um pouco estranho você ler sobre câncer nos olhos, câncer na perna, câncer na tireoide, câncer e câncer ... , mas no decorrer do livro você entende porque o livro precisa ser assim e que ele é uma ótima fonte de informação e conscientização.
"Senti que todos observavam nossos movimentos, imaginando o que haveria de errado conosco, e se aquilo nos mataria, e como minha mãe devia ser uma heroína e tudo mais. Essa, às vezes, era a pior parte do câncer: a evidência física da doença separa você das outras pessoas"
Não sei se sou capaz de expressar tudo o que senti ao ler esta história de amor. Chorei litros. É linda, trágica, meiga, irreverente, inspiradora, emocionante. Mas, o que mais gostei foi de todo o simbolismo, críticas e metáforas que me fizeram pensar, e pensar, e pensar ... e no fim ter vontade de ler tudo de novo.
Recomendadíssimo!